A margem de contribuição é um indicador que mostra o quanto sobra da receita com as vendas de produtos ou serviços para pagar os custos fixos do negócio e gerar lucro. Também chamada de ganho bruto ou de lucro bruto, a margem de contribuição é calculada subtraindo-se da receita a soma entre as despesas e os custos variáveis.
Os custos e as despesas variáveis são aqueles que têm relação direta com o volume de venda do produto. Ou seja, quanto mais produtos forem vendidos, maiores serão esses gastos. Para os custos, são exemplos a matéria-prima, a água e a energia utilizadas na fabricação. Já os impostos que incidem sobre a venda e a comissão paga aos vendedores são exemplos de despesas variáveis.
Além desses gastos, as empresas possuem também os chamados custos e despesas fixos, que são aqueles que não dependem do volume de produtos comercializados. É o caso do aluguel do espaço e do pagamento dos funcionários que não trabalham diretamente na produção ou na venda, como é o caso do pessoal administrativo.
A margem de contribuição é uma ferramenta gerencial que permite ver se a receita que sobra da venda dos produtos ou mercadorias é suficiente para cobrir os gastos fixos do negócio. É por meio dessa análise que se pode entender por que uma empresa que vende bem não consegue gerar lucro para os seus sócios.
O conceito de margem de contribuição se refere a todo o leque de produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Se esse cálculo considerar o peso que cada produto possui na receita total, obtém-se a margem de contribuição ponderada.
Também é possível calcular a margem de contribuição unitária, ou seja, para cada produto separadamente. Esse cálculo mostra o quanto cada produto contribui para os resultados finais, garantindo que nenhum deles esteja dando prejuízo.
onhecer a margem de contribuição é essencial para fazer a precificação dos produtos. Além disso, a partir da margem de contribuição, o empresário consegue calcular o ponto de equilíbrio financeiro. Por definição, o ponto de equilíbrio é aquele em que as receitas se igualam aos custos e despesas. Ele permite saber qual a quantidade mínima de produtos a serem vendidos para que o negócio não fique no vermelho.
Se o negócio não estiver dando lucro, o empresário pode estudar meios de aumentar sua margem de contribuição. Isso pode ser feito tanto pela adoção de um preço de venda mais equilibrado como pela redução dos gastos variáveis.
A margem de contribuição é calculada de forma simples. No caso da margem de contribuição unitária, é preciso saber o preço de venda (PV), o custo variável (CV) e a despesa variável (DV). Com esses dados, basta aplicar a seguinte fórmula:
MC = PV – (CV + DV)
Por exemplo, se uma empresa compra uma camiseta por R$ 20 e revende a R$ 50, pagando 10% de imposto e 3% de comissão para os vendedores, temos:
PV = 50
CV = 20
DV = 0,10 x 50 + 0,03 x 50 = 5 + 1,50 = 6,50
MC = 50 – (20 +6,50) = 50 – 26,50 = 23,50
Ou seja, cada camiseta possui uma margem de contribuição unitária de R$ 23,50. Para saber o percentual da margem de contribuição, basta dividir o valor calculado pelo preço de venda da camiseta e multiplicar por 100. Nesse exemplo, a margem de contribuição da camiseta é de 47%.
Com o cálculo desse percentual, dá para descobrir facilmente qual a margem de contribuição total da venda dessas camisetas para a empresa. Como o custo, o imposto e a comissão são proporcionais, basta aplicar o percentual da MC sobre a receita total obtida com a venda desse produto. Assim, se a empresa vendeu, em um mês, 157 camisetas a R$ 50 cada, recebeu um total de R$ 7.850. Sua margem de contribuição para toda a operação será, portanto, 47% desse valor, o que dá R$ 3.689,50.
Supondo que essa empresa só tenha esse produto no catálogo, para que ela dê lucro, seu custo fixo deverá ser menor do que R$ 3.689,50. A diferença entre esse valor e o custo fixo é o lucro do empresário.
Se a empresa tiver um grande leque de produtos, a melhor maneira de calcular a margem de contribuição total é usando dados dos relatórios de contabilidade. Assim, no lugar o preço de venda unitário, utiliza-se a receita de vendas, de onde se subtraem os valores totais das despesas e dos custos variáveis, aplicando a mesma fórmula.
Fonte: dicionariofinanceiro.com
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